

🚀 PIT STOP SUPPLY CHAIN 2026 AI, sustentabilidade e resiliência global já estão redesenhando o futuro das cadeias de suprimentos. O evento mais estratégico do setor reúne líderes e especialistas para transformar desafios em vantagem competitiva. 🌍 O futuro da Supply Chain é agora – você está preparado?
A CICLO Academy celebrou 25 anos de história com uma experiência marcante para executivos de grandes empresas: o 39º Simpósio Supply Chain. O evento gerou insights que se conectam com a inovação em supply chain e logística, evidenciando desafios, soluções e ativando inspirações para um setor que está em constante evolução. A prioridade? Pensar, planejar e executar estratégias para o setor rumo a 2030.
Na ocasião, a CEO da CICLO, Isabel Cardeal, e sua equipe homenagearam os cases campeões, em uma premiação que também valorizou parceiros, consultores e entusiastas do evento. Além disso, o evento também promoveu conteúdos dinâmicos sobre temas de grande relevância para o futuro do mercado. Entre eles:
- Liderança e accountability;
- Machine learning e inteligência artificial;
- Descarbonização e sustentabilidade ambiental;
- Planejamento e execução;
- Compras e procurement
Quer saber como os maiores players do mercado compartilharam essa jornada em cases, masterclasses, debates e palestras? Confira a seguir os destaques do evento.
Mudanças geopolíticas globais: a preocupação de executivos
Durante o 39o Simpósio Supply Chain, alguns executivos manifestaram preocupação com possíveis rupturas na cadeia de suprimentos, decorrentes dos conflitos geopolíticos globais, como as imprevisíveis disputas comerciais entre Brasil, China e EUA.
Gilberto Sarian, partner da Integration, explicou como o contexto geopolítico e as tensões comerciais — envolvendo o tarifaço aplicado pelo governo Trump ao Brasil — reduzem investimentos e aceleram tendências, como a fragmentação da cadeia e a diversificação da rede de abastecimento.
Nesse cenário, que envolve inúmeras variáveis, Sarian reforçou a necessidade de mitigar custos para manter a competitividade. “É preciso economizar com prioridade na cadeia de suprimentos, sem repassar esses custos a clientes e fornecedores”, afirmou.
Inteligência artificial incorporada à estratégia: reorganizando o supply chain
Se os conflitos globais aumentam a instabilidade do mercado, o equilíbrio pode estar no domínio das ferramentas de inteligência artificial (IA) inseridas nas chamadas tecnologias disruptivas, que permitem repensar as operações, compras, estoques e transportes.
Considerando a jornada rumo a 2030, a partner da AGR, Ana Tozzi (Poppy), defendeu a incorporação da IA como um pilar estratégico da logística. Para a consultora, a otimização e a gestão dinâmica das operações levam o supply chain a um caminho inadiável de:
- Estruturação de empresas orientadas a dados, com coleta e integração de informações;
- Análise e criação de algoritmos para transformar dados em planos de ação;
- Testes de hipóteses e previsões de demanda;
- Ajustes de projeções de vendas e capacidade produtiva com base em múltiplas variáveis;
- Realocação de centros de distribuição e rotas;
- Cálculo e reposição de estoques, abastecimento e gestão de riscos.
Mais eficiência na execução em meio a “excessos” do planejamento
Apesar dos avanços tecnológicos no setor nos últimos anos, alguns executivos avaliam que ainda há margem para evoluir na execução de projetos — envolvendo ou não a tecnologia.
O vice-presidente de operações do Grupo Boticário, Sergio Sampaio, destacou que muitas vezes o planning “não sai do papel”. Para ele, as empresas precisam “traduzir ideias em ações e ações em resultados”, colocando a área de operações como protagonista.
O executivo também reforçou a importância da gestão do tempo: “fzer as coisas certas nos momentos certos” para tomar decisões assertivas. Isso contribui com aumento de produtividade e redução de custos.
Accountability e liderança: caminhos para superar crises
Sair da teoria rumo à prática vai exigir que os executivos assumam responsabilidades e repassem demandas a seus colaboradores. Em meio ao que chama de “crise de responsabilização nas empresas”, o consultor Felipe Urbano, da Nahar, mostrou aos profissionais presentes no evento como é possível “dar o exemplo” na execução de tarefas. Ele defendeu três pilares:
- Compromisso: foco na cadência de responsabilização estratégica;
- Confiança: construção de relações mútuas de responsabilidade;
- Clareza: responsabilidades comunicadas, mensuráveis e atribuídas.
Cases premiados: legados e inspiração para o futuro do supply chain
Após colocar em evidência esses e outros temas de relevância estratégica para o supply chain, teve início a premiação dos cases que marcaram a trajetória do evento. Isabel Cardeal, CEO da CICLO Academy, exaltou o trabalho das empresas em transformar “desafios em oportunidades que se tornam legados”.
Os executivos não apenas receberam as homenagens, mas também apresentaram alguns dos cases que culminaram nesse sucesso — além de outros novos. Conheça alguns deles a seguir.
6 cases homenageados no Simpósio Supply Chain
1) Boticário e a análise de riscos na cadeia de suprimentos
O TOP 6 dos 25 anos da CICLO Academy começou com Sergio Sampaio recebendo uma homenagem em nome do Grupo Boticário pelo case campeão de 2023. No destaque, o cuidado da empresa com sua análise de riscos para manter as operações de sua cadeia de suprimentos intactas. Este case mostrou como a empresa equilibrou o nível de serviços prestados e o estoque “ideal”.
2) Pepsico e a integração global da control tower
O VP Strategy & Transformation Global da Pepsico, Raphael Cyjon, fez uma apresentação leve e bem-humorada em que deu detalhes sobre a jornada de implementação global e integrada da control tower em todas as etapas da cadeia da empresa.
3) Unilever e o “metaverso” das operações
A Unilever, representada pelo Global VP of Logistics, Planning and CX, Leonardo Rubinato, apresentou o “metaverso” de suas operações, em que decisões são tomadas pela IA, porém sempre com o ser humano como guia “conectando o consumidor e a gôndola em todas as etapas da cadeia de suprimentos”.
4) Adidas e o machine learning otimizando CDs e lojas
Para lidar com as variáveis e complexidades do Brasil, e em um mercado altamente competitivo, a Adidas aplicou uma otimização inédita na produtividade de seus centros de distribuição (CDs) e lojas. A ferramenta adotada pela empresa foi o machine learning, resultando em agilidade, sortimento e eficiência operacional. O prêmio foi entregue nas mãos de André Biancardini, Diretor de Supply Chain da gigante alemã no Brasil.
5) Mercado Livre e o fortalecimento da entrega na pandemia
Case campeão de 2022, o Mercado Livre foi homenageado pelo seu trabalho incansável durante a pandemia, quando a empresa fortaleceu sua logística e conectou produtos às pessoas graças à utilização plena da tecnologia — com foco no treinamento de pessoas e em uma entrega eficiente. O prêmio foi recebido por Leonardo Perobelli, Diretor de Transportes da empresa, responsável pelo case “Tecnologia impulsionando a última milha”.
6) Magalu e o novo papel das lojas físicas no ecossistema logístico
A última premiação do TOP 6 foi entregue em homenagem ao case de sucesso de 2023 da Magalu, inspirado na transformação do ecossistema da companhia. Em meio ao domínio do e-commerce, a Magalu estabeleceu um novo e fundamental papel para suas lojas físicas: integrar-se ao espaço online e ser parte essencial da infraestrutura da empresa. O prêmio foi entregue ao Diretor de Operações Logísticas, Renan Marquezini, que apresentou o case “Logística omnichannel como motor de crescimento e experiência no varejo digital”.
Mais premiações lembram parceiros históricos da CICLO Academy
Isabel Cardeal ainda fez algumas homenagens especiais a parceiros, consultores e entusiastas do evento que fizeram parte da jornada da CICLO Academy. Entre os premiados estão:
- Regina Lemgruber, VP IBP and Demand Planning at The Estée Lauder Companies;
- Domingos Fonseca, pioneiro na parceria com a CICLO Academy;
- Oscar Spessoto, conselheiro;
- Arthur Hill, conselheiro, Logistics & Supply Chain Management da Movimenta;
- Edmar Gerardo, em nome da Ford – primeira empresa vencedora do case de sucesso da CICLO Academy.
Masterclasses e debates: conhecimento que inspira o futuro do supply chain
Ao longo do Simpósio Supply Chain, o público apurou seu conhecimento com cases, masterclasses e painéis. Conheça alguns dos destaques:
- Maersk e Volvo: “Aliança estratégica na gestão de crises”;
- CSN: ”Do planejamento à execução: jornada de inovação e eficiência logística”;
- Whirlpool: “Resiliência e competitividade em meio a um ambiente dinâmico e complexo”;
- Amazon: “Jornada de crescimento do supply chain no Brasil”;
- Embraer: “Do operacional ao estratégico — o papel dos COEs em compras e no supply chain”;
- Ypê e Tegma: “Do granel à gôndola”.
Hubs de empresas como PepsiCo, Syngenta, Unilever, Braskem e USP também trouxeram discussões sobre IA, descarbonização e liderança no supply chain.
- C&A e Physa: “Vantagem competitiva além do hype” (IA e Tecnologia);
- Pepsico, Dinamic, Syngenta e Unilever: “Liderança que move resultados: posicionamento, atitude e decisão no Supply Chain”;
- Braskem e Accenture: “Da eficiência à inteligência: potencializando pessoas com agentes de IA”;
- Pepsico e USP: “Redesenho da malha logística com metas de descarbonização”.
Rumo a 2030: quais serão as próximas jornadas do supply chain?
Esses foram alguns dos destaques apresentados durante o 39o Simpósio Supply Chain, mas a nossa cobertura não para por aqui. Durante o mês de setembro, em nosso HUB de Conteúdo, vamos explorar, em toda a sua especificidade, masterclasses e cases que estiveram em evidência no evento e demonstraram que, ao construir e compartilhar o conhecimento do que há de melhor no mercado, o supply chain vai chegar a 2030 em plena evolução.
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