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Compras Summit 2024 discute Inovação, IA e Estratégia no setor

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CICLO Academy

27 set 2024
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Ativo 9-8
08 e 09 de Abril de 2025

Insights de liderança, networking de elite e inovações disruptivas

Nos dias 18 e 19 de junho, o Hotel Grand Mercure Vila Olímpia, em São Paulo, foi palco da terceira edição do evento Compras Summit. Com foco dedicado à inteligência nos processos e novas estratégias para o setor de compras, o evento reuniu líderes e especialistas de diversos segmentos para discutir os desafios e oportunidades na área. Ao todo, foram realizadas 16 sessões e 14 apresentações de cases de vários segmentos.

Com excelentes apresentações, o evento foi muito produtivo. Passamos pelos principais desafios do mercado e por dicas práticas que com certeza são fundamentais para empresas do setor. Selecionamos um resumo do que alguns profissionais falaram, com importantes insights e destaque desse encontro. Confira a seguir.

As principais apresentações do Compras Summit 2024

1) Carlo Martorano, vice-presidente da AGCO, líder global no mercado de máquinas agrícolas

O destaque da apresentação foi a transformação da empresa em suas operações de compras. Carlo trouxe a importância de uma abordagem estratégica para superar desafios como complexidade nos processos e falta de alinhamento estratégico. “A nossa jornada mostrou que é possível transformar desafios em oportunidades tangíveis por meio de uma abordagem resiliente e focada”, ressaltou. Martorano detalhou os passos tomados pela AGCO, incluindo a redefinição das responsabilidades dentro da área de compras, integração entre diferentes departamentos e investimentos em comunicação e capacitação.

2) Luiz Barberini, LatAm Head na Bayer

Abordou a importância de construir relacionamentos sólidos com fornecedores. Destacou a necessidade de adaptabilidade e confiança mútua para manter um fluxo contínuo de suprimentos essenciais, especialmente em contextos desafiadores como infraestrutura precária e condições climáticas adversas.

3) Julio Abrahão, diretor de compras da Vibra Energia

Foi possível acompanhar uma visão detalhada sobre a transformação na gestão de compras da empresa, desde a privatização em 2019. Abrahão destacou os avanços significativos alcançados pela Vibra na simplificação dos processos de aquisição e na construção de parcerias estratégicas. “Ao simplificar nossos processos e fortalecer nossas parcerias, conseguimos não apenas melhorar nossa eficiência operacional, mas também impulsionar nossa competitividade e sustentabilidade no mercado”, afirmou.

4) Rafael Bica, diretor de compras, e Renata Haenel, diretora de gestão de inovação da Indorama Ventures

Os dois profissionais discutiram estratégias de inovação em suprimentos e a importância da inovação aberta e da gestão disciplinada de projetos para criar valor e priorizar recursos estrategicamente. Renata delineou a estratégia da empresa em três pilares principais: estratégias de negócios, sustentabilidade explícita e inovação contínua. Esses pilares não apenas sustentam o propósito de “reimaginar a química”, mas também impulsionam seu portfólio de produtos para soluções mais sustentáveis e socialmente responsáveis.

Rafael explicou como a Indorama está transformando seu papel tradicional de suprimentos para se tornar um motor ativo no desenvolvimento de novos produtos e matérias-primas. Utilizando metodologias de gestão de projetos avançadas e colaboração aberta com startups e universidades, a empresa conseguiu aumentar sua capacidade de inovação enquanto garante a sustentabilidade e a competitividade em suas cadeias de suprimentos.

5) Tiago Martinello, diretor de suprimentos do Grupo Boticário

Estratégias ágeis e adaptáveis para otimizar a cadeia de suprimentos da empresa foram compartilhadas nessa conversa com Martinello. Ele também destacou a importância de planejamento flexível e alinhamento estratégico para garantir excelência no abastecimento. Ele contou sobre a transição da empresa de um modelo linear para um modelo mais ágil e interativo, que permite uma resposta mais rápida às mudanças de mercado.

O primeiro dia de evento concluiu com um painel de debate sobre gestão de riscos, quando líderes discutiram a importância da educação de fornecedores, fortalecimento corporativo e sustentabilidade na gestão de riscos. Participaram: Léo Alexander (CEO na Procurement Garage), Humberto Guimarães (Head na Brainfarma), Mariana Sotier (Gerente Geral de Compras na Klabin) e Carlos Soncin (Diretor no Carrefour).

6) Marcos Domingues, líder global de procurement da Johnson & Johnson

Apresentou o impacto estratégico do procurement na seleção de distribuidores comerciais, exemplificando a redução significativa de custos operacionais no Brasil. Domingues destacou que o procurement vai além da negociação de preços, focando na maximização da rentabilidade e eficiência operacional por meio de parcerias estratégicas. Ele exemplificou como a reestruturação da rede de distribuidores no Brasil resultou em uma redução significativa de custos operacionais e uma melhor gestão de inventário, fortalecendo ainda mais a posição da empresa no mercado.

7) Tamara Haramita, diretora de procurement para a América Latina da L’Oréal

Falou sobre como a liderança e a cultura organizacional influenciam a gestão de riscos na empresa. Abordou o compromisso da L’Oréal em integrar a gestão de riscos em todas as iniciativas, transformando desafios potenciais em oportunidades estratégicas.

8) Jamil Syrio, head de procurement da XP Investimentos

Nessa palestra, Syrio compartilhou insights sobre a transformação digital na empresa, enfatizando ganhos de eficiência por meio da automação e inteligência artificial, resultando em ganhos significativos de eficiência e governança. “A implementação de assinaturas eletrônicas e um sistema avançado de gestão de gastos foram fundamentais para alcançar esses objetivos, com metas ambiciosas”, contou.

9) Wesley Lima, head de procurement da Alpargatas

Entre os temas de destaque, estiveram o papel estratégico do procurement na empresa, a importância de papéis claros e expectativas bem definidas para a equipe. Ele implementou um programa de capacitação, para elevar o conhecimento técnico e fortalecer o procurement como motor de inovação. A colaboração estreita com stakeholders internos e externos, além da adoção de tecnologia avançada, melhorou significativamente a eficiência operacional da Alpargatas.

10) Charles-Henri Lignet, Brazil procurement director da Royal Canin

Trouxe uma perspectiva sobre as estratégias inovadoras adotadas pela empresa para alcançar o sucesso em compras, focando na transparência e parcerias com fornecedores estratégicos. Falou sobre os desafios enfrentados nos últimos anos, o investimento da empresa em sustentabilidade, reduzindo sua pegada de carbono e promovendo soluções de economia circular.

11) Gabriel Adler, diretor de procurement e sourcing da Kovi

Compartilhou a jornada da startup brasileira pioneira em mobilidade urbana. Adler destacou como a Kovi tem aplicado inovação e estratégias para impulsionar um crescimento sustentável. A empresa enfrentou desafios significativos, como a verticalização de suas operações e a gestão de estoque, para melhorar a qualidade do serviço ao cliente e reduzir custos operacionais. A colaboração estratégica com fornecedores e a adoção de tecnologias avançadas também foram fundamentais para o sucesso da Kovi.

12) Everton Luiz, head de compras do Wurth Group

Abordou a importância de plataformas modernas de procurement para aumentar a transparência, reduzir custos e melhorar a competitividade nos processos de aquisição. Ele destacou a necessidade de uma cultura organizacional receptiva à mudança e o papel crucial do treinamento contínuo para enfrentar os desafios crescentes nos processos de compras.

13) Rafael Bonini, managing director da Accenture

Trouxe uma perspectiva global sobre a sustentação da transformação digital em procurement. Bonini enfatizou a importância de um modelo operacional robusto e da gestão eficaz da mudança para alcançar sucesso em grandes transformações corporativas. Bonini também discutiu os desafios culturais dentro das organizações e a necessidade de engajamento das partes interessadas para implementar com sucesso novas tecnologias e práticas em procurement.

O seu negócio está alinhado com a estratégia do mercado?

Inovação e sustentabilidade em procurement estiveram entre os pontos altos das principais palestras do Compras Summit 2024. A isso, soma-se a urgência de uma abordagem estratégica e integrada para transformar as operações de compras corporativas.

E os cases apresentados ofereceram exemplos concretos de como otimizar processos, aumentar a eficiência, reduzir custos e promover um impacto positivo sustentável – aspectos cruciais no cenário empresarial atual.

Que essa imersão tenha sido uma oportunidade para se aprofundarem ainda mais em Procurement.

Até o próximo encontro!
www.comprassummit.com.br

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