Ícone WhatsApp

Como gerenciar o impacto do coronavírus na gestão da cadeia de suprimentos

autor
23 ago 2021
arrow-right arrow-right arrow-right
img-separator
Ativo 9-8
08 e 09 de Abril de 2025

Insights de liderança, networking de elite e inovações disruptivas

Foi repentino e assustador. A pandemia de Covid-19 rodou o mundo em pouco tempo e impactou todos os negócios, inclusive a gestão da cadeia de suprimentos.

Se por um lado as compras presenciais tiveram que ser reduzidas praticamente a zero, por outro, o e-commerce viu uma demanda em exponencial crescimento em questão de dias.

É claro que a logística é desafiada com tudo isso, mas como gerenciar a situação? O que fazer em curto e longo prazos? Como prever as próximas mudanças? Neste artigo falaremos sobre questões como essas. Confira!

Como a pandemia impactou a logística e cadeia de suprimentos no mundo?

Se já havia uma complexidade na gestão da cadeia de suprimentos, isso ganhou um toque a mais durante a pandemia do novo coronavírus. Economicamente, o mundo já não vivia um bom momento no início do ano, e a notícia de uma doença altamente contagiosa e com potencial de mortalidade considerável ampliou bastante os efeitos negativos.

Um fato muito particular foi preponderante em relação à logística: a sobrevivência do vírus em materiais como plástico, aço e vidro. Inevitavelmente, isso impactou a cadeia de fornecimento, afetando a oferta e mantendo por mais tempo suprimentos e outros materiais parados, principalmente na China no início da pandemia.

Se, por um lado, pudemos constatar um choque de demanda por conta da queda no preço de commodities, por outro, nos deparamos com um choque de oferta, confirmado pela queda de produção de uma série de produtos, entre eles automóveis, que têm grande representatividade.

A importância da logística para o mercado

Sabemos que a logística é essencial para várias áreas do mercado. O próprio e-commerce, apesar de ser um negócio digital, depende muito da cadeia de suprimentos para que alcance sucesso.

Assim, o setor se deparou com atrasos ou até interrupções completas de produção na cadeia de suprimentos. Como a logística é uma área fundamental para a viabilidade operacional das empresas, o impacto foi grande.

Como gerenciar esse impacto na gestão da cadeia de suprimentos?

O gestor atual, principalmente em Supply Chain, é desafiado a todo momento, com exigência de aprimoramento constante, sem deixar de lado a redução de custos.

Os erros nesse setor costumam custar caro, e o momento vivido com a pandemia exige novas otimizações, treinamento e adaptação de colaboradores para manter alta performance e superar as dificuldades que se apresentam ao responsável de Supply Chain.

Por outro lado, sabemos que esses desafios surgiram para serem vencidos. Nesse aspecto, preparamos um mindset básico para o enfrentamento desses impactos no atual contexto de crise. Acompanhe!

Planeje

Pensar e coordenar os processos antecipadamente é a melhor forma de garantir um bom trabalho. O momento requer um planejamento de curto prazo, com avaliação da situação atual e medidas de rápida implementação.

Identifique os pontos críticos da cadeia e angarie junto a fornecedores informações sobre o seu funcionamento e os problemas enfrentados no momento.

Também não deixe de prever cenários e considerar possíveis imprevistos, como perdas de fornecedores por problemas na economia ou interrupções inesperadas no suprimento de alguns materiais.

Reavalie processos

Faça uma reavaliação dos processos atuais e busque uma remodelagem em relação às novas exigências de adequação ao enfrentamento da pandemia. A higienização é um dos pontos mais evidentes para acrescentar nas etapas da cadeia de suprimentos.

Outro fator de consideração é a repentina impossibilidade de trabalhar de um colaborador por eventual infecção. Nesse caso, será preciso o afastamento e o acompanhamento de todos os que tiveram contato com essa pessoa, o que pode afetar a força de trabalho.

Nesse sentido, é importante não só a higienização de equipamentos, mas uma adequação da produção, de forma a ter menos contato pessoal. Isso pode ser realizado por meio de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) para uma maior automação da cadeia de suprimentos.

Entenda a perspectiva futura

Mais um fator chave para o gestor de Supply Chain é a resiliência da equipe. Isso porque não há uma expectativa clara sobre os próximos efeitos da pandemia.

Então, é importante que se mensurem todos os riscos para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, de forma a trabalhar formas de atenuação dos problemas. Isso deverá ser feito de forma contínua, ampliando ou reduzindo os pontos de atenção, de acordo com a evolução das incertezas sobre o avanço da doença.

Também é essencial a compreensão da digitalização da gestão da cadeia de suprimentos como uma medida inteligente para apoiar tomadas de decisão e acelerar o recebimento de informações estratégicas.

Qual é a importância dos eventos de atualização para enfrentar este momento de pandemia?

A CICLO Marketing é uma empresa especialista em prover conteúdo para profissionais de Supply Chain e Logística. Dessa forma, contamos com diversos eventos, assim como comunidades online, que podem ajudar você neste momento desafiador.

Insights para superar o momento

Os eventos de atualização executiva têm o objetivo de propiciar insights inovadores e, com isso, gerar oportunidades de negócios para os participantes.

Por meio de conferências, fóruns, palestras e outros eventos, você tem a oportunidade de encontrar saídas inteligentes para este momento complexo vivido por conta da pandemia de Covid-19. Em nossos eventos, você poderá ter acesso a conteúdo sobre os setores de:

  • transportes de cargas;
  • varejo e e-commerce;
  • Supply Chain;
  • agronegócio;
  • farmácia, saúde e cosmética;
  • entre outros.

Atualização sobre tendências

Nossos eventos buscam o acompanhamento da evolução na cadeia de valor e no perfil das lideranças do setor. Transformação digital, aumento de produtividade e melhores práticas são alguns dos principais assuntos nos.

A CICLO Marketing também realiza pesquisas frequentes para identificar tendências e melhorar a compreensão sobre os novos desafios e oportunidades no universo da logística. E isso acaba sendo muito valioso neste momento de pandemia.

Há uma expectativa positiva com a diminuição de casos no mundo, e estudar essa transição para tomar as atitudes corretas é uma excelente forma de aprimorar a gestão. Não deixe de trocar conhecimentos e buscar insights valiosos para o sucesso da sua cadeia de suprimentos.

Entre em contato e descubra as melhores formas de conquistar oportunidades de negócios nessa área!

Confira também a Live CICLO Marketing, mar/2020

Planos de Contingências em Logística

Entrevistados:

– Marcelo Arantes, Diretor Executivo de Supply | GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

– Jonas Laurindvicius, Diretor de Logística | GRUPO DPSP

– Leandro Bassoi, VP de Operações Logísticas | MERCADO LIVRE

– Omar Passos, Diretor Comercial | PENSKE LOGISTICS

– André Prado, CEO | BBM LOGÍSTICA

img-separator

eventos

Descubra Mais nos Eventos da CICLO

Explore este conteúdo e muito mais em nossos eventos.

Simpósio
PIT STOP