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Grupo Boticário: análise de riscos na cadeia de suprimentos — conheça o case campeão CICLO Academy 2023

autor

Uibira Bernardi

27 fev 2024
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Ativo 9-8
08 e 09 de Abril de 2025

Insights de liderança, networking de elite e inovações disruptivas

Equilibrar nível de serviço com estoque ideal é uma dor que sempre existiu em diversos segmentos do mercado. Mas as mudanças cada vez mais aceleradas no mundo dos negócios e no comportamento dos clientes tornou o desafio de minimizar custos de armazenamento e maximizar o atendimento ao cliente ainda mais complexo.

Em meio ao cenário de instabilidade da pandemia da Covid-19, o Grupo Boticário decidiu que era chegada a hora de mudar de patamar quando o assunto é análise de risco na cadeia de suprimentos.  A empresa buscou ferramentas para entender melhor seus ciclos de lançamentos e conseguiu avanços importantes.

Uibira Bernardi, Diretor-Executivo de Supply Chain do Boticário, nos contou mais sobre essa jornada que consagrou a empresa com o Case Campeão CICLO Academy 2023. Confira quais foram os desafios e resultados no decorrer deste artigo, e acompanhe os próximos eventos do setor para entender como as empresas estão transformando sua cadeia de suprimentos. Nos dias 20 e 21 de agosto de 2024, acontece o 38º Simpósio Supply Chain.

A complexidade da gestão de supply chain do Grupo Boticário

A cadeia de suprimentos do Grupo Boticário é bastante complexa, tanto pela variedade de produtos que a marca desenvolve e disponibiliza ao mercado quanto pela forma particular com que a empresa trabalha os seus ciclos de lançamentos.

Ao todo, O Boticário lança em média 2.200 produtos ao ano, com novidades nas principais datas comerciais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Natal. Além dessas ocasiões especiais, lançamentos de produtos de maquiagem, perfumaria e cuidados com a pele e cabelo também têm seus próprios ciclos, que não necessariamente seguem o padrão do calendário do varejo nacional. No total, são 17 ciclos ao longo de um ano.

Cada um deles é desenhado estrategicamente, considerando montagem de kits, valores promocionais, entre outras variáveis. Para que os franqueados e representantes comerciais consigam vender o que o grupo promete, a gestão de estoques precisa ser eficiente e com poucos riscos. É um desafio recorrente, que se agravou em meio à pandemia da Covid-19 principalmente por dois fatores.

  • Crise na logística global: fornecedores com histórico confiável passaram a ter problemas para cumprir com suas entregas.
  • Mudança no perfil de comportamento do consumidor: maquiagens e perfumes perderam espaço para produtos para tratamento capilar e de cuidados com a pele.

Esses novos contratempos levaram os responsáveis pela gestão de supply chain a definir os pilares principais de uma proposta para qualificar sua gestão de estoque e torná-la mais preditiva.

Era preciso trabalhar com estoque em um patamar adequado, que permitisse ter um nível de serviço adequado para os franqueados e para os representantes. Ao mesmo tempo, garantir o fluxo de caixa da empresa para fugir das altas taxas de juros do Brasil nos últimos anos.

Soluções baseadas em análise de dados

O Grupo Boticário passou, então, a trabalhar com a parceira 7D Analytics, empresa especializada em soluções baseadas em análise de dados. Foram testados diversos modelos até que se chegasse a uma versão ideal da ferramenta para atender as necessidades da marca, considerando suas particularidades.

Foram selecionados os produtos mais estratégicos, que realmente “mexem o ponteiro do Grupo Boticário”, e analisados diversos indicadores, especialmente aqueles voltados à cadeia de suprimentos. Um dos pontos observados foi o impacto na supply chain de promoções que podem ocorrer no futuro. “O tempo que levávamos para conseguir organizar a cadeia (garantir capacidades adequadas e insumos em tempo) era, em média, 25% maior durante um período promocional, no comparativo com uma situação normal de controle”, conta Uibira Bernardi.

Outra oportunidade que a ferramenta proporciona é a análise do risco que existe em produtos que são colocados em promoção sozinhos (que vendem mais do que aqueles ofertados com preços mais baixos ao lado de outros produtos da marca), contribuindo para escolhas adequadas em momentos de alta variabilidade. Isso passou a ajudar o Grupo Boticário a ter mais clareza com relação aos riscos de determinadas ações — e a prever melhor o cenário futuro.

A ferramenta ajudou a equipe a controlar melhor esses riscos, chegando a níveis aceitáveis.  “Hoje podemos perceber que, com algumas ações, conseguimos diminuir de 80% para 30% o risco de não entregar determinados produtos. É algo bastante expressivo para nosso negócio”, explica o diretor-executivo.

Os resultados do investimento do Grupo Boticário em soluções analíticas e preditivas

Há determinados produtos do Grupo Boticário que têm alta procura no mercado e, por isso, são considerados premium. São os chamados never stock out, ou seja, que nunca podem faltar no estoque.

O uso de soluções de analytics e preditivas levou a empresa a terminar o ano de 2023 com um nível de atendimento maior em 20 pontos percentuais quando comparado ao início do piloto com a 7D Analytics.

Fora isso, Bernardi destaca uma série de benefícios qualitativos, difíceis de serem medidos em números — mas que, ainda assim, fazem a diferença para a empresa. Os produtos entram no seu ciclo de venda com mais precisão, o que traz melhores resultados para os franqueados. Isso melhora a relação deles com a marca, o que é essencial para a sustentabilidade do negócio.

Os desafios da empresa para o futuro

Para Bernardi, o trabalho do Grupo Boticário com analytics ainda está no início: é um terreno fértil para os demais resultados que virão a ter com o suporte da tecnologia. O próximo passo é permitir que a ferramenta seja treinada, por meio de machine learning, para que desenvolva uma camada de inteligência que possibilite reproduzir as análises que os planejadores da empresa fazem hoje.

Em outras palavras: a ferramenta se tornará ainda mais customizada para as necessidades do Grupo Boticário. A previsão é que novas mudanças ocorram em 2025 e 2026, inclusive com uso de ferramentas de supply collaboration conectadas ao processo de analytics, par que a rede de fornecedores consiga ser mais proativa no atendimento às necessidades do Boticário.

Se você quer acompanhar essas execuções autônomas e como o mercado vem transformando seu supply chain, esteja atento (a) aos eventos e conteúdos da CICLO Academy! Ajudamos executivos que desejam manter suas empresas competitivas e antenadas às tendências de mercado.

Aguarde o 38º Simpósio Supply Chain, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2024. Em breve, mais informações!

 

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