

Transformando a Cadeia de Suprimentos até 2030! Estratégia, Execução e Inovação reunidas em um único evento.
A liderança do procurement vem ditando tendências cada vez mais voltadas à geração de valor para os negócios. Muitas decisões do setor evidenciam os desafios enfrentados pelos CPOs (Chief Procurement Officers), sobretudo em empresas que buscam inovação, eficiência de recursos e expansão de mercado.
Mas, afinal, quais são as prioridades desses executivos em suas decisões? Como elas influenciam fornecedores, clientes e stakeholders neste processo? De que forma empresas de diferentes segmentos trabalham para aplicar as estratégias pensadas pelo procurement e, assim, obter ótimos resultados na área de Compras?
Este é um dos principais papéis que o procurement desempenha para se tornar líder no setor de Compras, o que veremos com mais detalhes neste conteúdo. Confira como o tema foi tratado no 4º Compras Summit.
4o Compras Summit debate conexões globais para compras estratégicas
Palestrantes e executivos de grandes players do mercado mostraram durante o 4o Compras Summit —evento realizado em maio pela CICLO Academy —como o procurement deve exercer o protagonismo. Mais do que propostas, compartilharam ações concretas que impulsionaram suas equipes, tecnologias e processos, o que facilitou etapas críticas como:
- Governança;
- Comunicação e marketing;
- Sustentabilidade;
- Fusões entre empresas;
- Otimização de fornecedores;
- Redução de despesas.
Vamos trazer agora como cada um desses especialistas desenvolveu estratégias focadas nesses temas, com ideias que apontam os rumos do procurement para o futuro.
Bianca Scatamacchia, Head of Procurement da Vivo, e Adriano Napoli, Head de Excelência de Compras da Natura, debateram quais estratégias levam os CPOs (Chief Procurement Officers) a adotar essas tendências em suas decisões globais corporativas. O diálogo foi mediado por Marcela Tavares, associated partner da Consultoria EY
Vivo atrai novos talentos e conecta fornecedores a clientes
Partindo de uma estratégia global adaptada à realidade brasileira, Bianca Scatamacchia falou sobre as decisões que o setor de Compras da Vivo planeja para conseguir gerar valor ao negócio.
A executiva destacou que a empresa utiliza estratégias para desenvolver competências transformadoras em suas equipes. “A capacitação de pessoal é muito importante para o protagonismo do procurement, assim como a atração de novos talentos para o setor de Compras”, explicou.
Outras ações adotadas pela Vivo estão relacionadas à conexão com as pessoas. Mesmo com o uso crescente de inteligência artificial, a conexão humana continua sendo central — principalmente na relação com clientes e fornecedores, o que reforça a fidelidade à marca.
Essas propostas fazem uma ponte entre as decisões da companhia no Brasil e suas ações globais. “Isso cria uma interface de trabalho muito relevante para que o procurement crie soluções e gere valor para a empresa internacionalmente”, conclui.
Natura investe no E-procurement totalmente online
Adriano Napoli exemplificou quais soluções o setor de procurement da Natura vem desenvolvendo como pré-requisito para evoluir em direção a táticas ainda mais avançadas, relacionadas à sustentabilidade e à gestão de pessoas.
O executivo defendeu o uso de plataformas de E-procurement totalmente online, com foco na disciplina do processo, e não somente na inteligência artificial como única alternativa.
Napoli também trouxe um olhar sensível sobre a sustentabilidade, que na Natura deixou de ser despesa para se tornar investimento. Ele ainda mostrou como a sincronia entre processos, pessoas, tecnologia e dados colabora para o protagonismo do setor.
O procurement, entretanto, não se resume a ser uma extensão das compras. Ele pode e deve liderar as ações da empresa no sentido de permitir sua evolução para inovar.
Além do debate que envolveu Vivo e Natura, o 4º Compras Summit também colocou em evidência dois cases de grande impacto para o protagonismo e a liderança do procurement. Confira a seguir como a Fleury e a Leroy Merlin apresentaram metas e resultados de suas práticas mais recentes no setor de compras.
Conheça dois cases do protagonismo e liderança do procurement
1) Fleury se planeja para processos de fusão
Quando uma empresa precisa passar por mudanças devido a um processo de fusão, o planejamento elaborado pelo procurement se torna essencial.
No Fleury, que conecta diferentes elos da cadeia de saúde – medicina diagnóstica B2B e B2C, laboratórios e atendimento em clínicas —, o setor responde por quase todas as fases da fusão, definindo estratégias para ganho de eficiência quando olha para “o desafio sobre as sinergias entre as duas companhias”.
Valesca Santos, Diretora de Supply Chain da empresa, explicou durante o 4o Compras Summit que é preciso respeitar uma timeline da combinação de negócios e da integração entre as empresas, seguindo as orientações da prevenção e das atenções primária, secundária e terciária. Tudo para que o procedimento de fusão seja completo.
Captura de sinergias antes do processo
Ao se definir a expansão do grupo, o procurement identifica e captura sinergias para executar tarefas que facilitarão a fusão. Entre eles:
- Diligência
- Análise e planejamento da aquisição
- Preparação da fusão
Com essas medidas, há ganho de eficiência e integração com o management office, elevando a capacidade de padronização da gestão.
Entretanto, na área da saúde, ainda existem desafios críticos em relação aos contratos. Isso porque o procurement precisa efetuar compras estratégicas, desde a aquisição de rotas logísticas até kits para equipamentos médicos. “A análise técnica da documentação nesses casos é mais profunda que a jurídica”, diz Valesca.
Como cada produto ou serviço possui legislações, regulamentações e critérios específicos, é necessário que o setor selecione algumas prioridades após a fusão. São elas:
- Integração dos sistemas;
- Harmonização de políticas;
- Gestão de contratos;
- Comunicação com fornecedores.
Após a fusão, a estrutura organizacional do setor de procurement também é redesenhada, com novos papéis e responsabilidades, gestão de talentos e inclusão da tecnologia no cotidiano da nova empresa.
Economia de recursos e otimização de fornecedores pós-fusão
A Diretora de Supply Chain da Fleury esclarece ainda que quando há um movimento de fusão no mercado, “os fornecedores se aproveitam para vender muito mais de um determinado produto e serviço”.
Por essa razão, é preciso estabelecer parcerias com essas empresas, buscando maximizar os valores da companhia. Na Fleury, o saving obtido em 2024 variou entre 15 e 20% graças à otimização de fornecedores. Para que isso fosse possível, a empresa adotou medidas como:
- Consolidação da base de fornecedores;
- Renegociação de contratos;
- Parcerias estratégicas;
- Gestão de riscos mais ampliada;
- Integração de sistemas.
Evolução cultural e alinhamento estratégico
Cada empresa tem sua cultura com características bastante diferentes. Para Valesca Santos, o setor de procurement precisa pensar no alinhamento estratégico para o futuro desse novo grupo. Além disso, é importante desenvolver uma cultura única com o objetivo de reduzir a resistência das pessoas que trabalham em cada uma das organizações antes da fusão.
Logo, a área de Compras tem um papel estratégico de liderar, não só pelo valor gerado pela fusão, mas pelo movimento feito para essa operação. O impacto da cultura das organizações muda o jeito de fazer a interlocução com os fornecedores, incrementando boas práticas para que eles sejam valorizados e integrados à nova empresa.
Há ainda outras formas de conduzir o procurement como protagonista quando se alia o setor de compras ao tripé comunicação, marketing e sustentabilidade da empresa.
2) Leroy Merlin: procurement 4.0 para conectar clientes aos negócios
O uso de estratégias, liderança e negociação para solucionar e centralizar as ações do procurement com focos pré-definidos – no caso, mixando comunicação, sustentabilidade e compras, é a principal ação proposta pelo Procurement 4.0. O objetivo principal? Conectar clientes aos negócios.
O foco na solução propõe desafios e estratégias planejadas, enquanto o foco na centralização estratégica promove a cobertura full-service – criação, mídia, produção e social media com a liderança do procurement. Glauber Pitanga, Head of Procurement da Leroy Merlin, mostra que a prática garante continuidade, qualidade operacional e integração completa dos serviços criativos e de mídia.
Na Leroy, a geração de valor presente na estratégia do procurement é essencial para o sucesso da empresa, por meio de parcerias e alinhamentos estratégicos que demandam processos e governanças, simplificação e digitalização, treinamento de profissionais e colaboração da equipe.
A empresa também promove apoio ao impacto positivo de ações sustentáveis com redução de custos. Isso inclui:
- Cumprimento da legislação;
- Uso consciente de equipamentos;
- Soluções sustentáveis;
- Redução dos resíduos cerâmicos e do uso do plástico;
- Reinserção de materiais reciclados no ciclo produtivo;
- Redução de despesas com energia elétrica;
- Reuso de uniformes.
Como essas ações criam resultados efetivos para a empresa?
A aliança entre comunicação, sustentabilidade, marketing e procurement transformou os resultados da Leroy Merlin quando a empresa obteve o que reconhece como “a maior Black Friday da história”. Houve geração de valor com resultados estratégicos da parceria entre os setores, a partir de aumento da receita da empresa, das compras online em campanhas específicas e de maior movimento nas lojas físicas.
Para obter esses resultados , Glauber Pitanga compartilha algumas dicas para os executivos do procurement que buscam transformar a sua companhia, conectando clientes aos negócios:
- Faça alinhamentos estratégicos, identificando padrões e definindo ações;
- Entenda seu cliente e defina quais são os seus objetivos e estratégias;
- Siga o plano de proximidade: “pensar local, agir global”;
- Comunique com linguagem adaptada: contratos e negócios demandam formalidade;
- Tenha inteligência emocional: compreenda o momento para as situações acontecerem, não se precipite.
Essas foram mais algumas das principais inspirações transmitidas ao longo do 4o Compras Summit no que se refere à liderança do procurement e seu papel de protagonista nas compras da empresa.
Quer saber mais sobre as estratégias dos grandes líderes do mercado para o setor e dinamizar o setor nos seus negócios? Continue acompanhando o Hub de Conteúdo da CICLO Academy e se prepare para o 39o Simpósio Supply Chain!
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