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Embraer e seu COE em compras: excelência na prática

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CICLO Academy

27 out 2025
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O Centro de Excelência (COE) em Compras exerce um papel estratégico no supply chain. Essa unidade especializada – ainda em processo de expansão no setor – busca unir eficiência e inovação, conectando a área de compras à estratégia corporativa e à otimização de processos.

Na Embraer, referência global no mercado da aviação, o COE assumiu protagonismo para garantir que procurement e supply estejam alinhados às metas do negócio, gerando impacto positivo em toda a companhia.

Durante o 39o Simpósio Supply Chain, organizado pela CICLO Academy, a diretora de excelência em Procurement e Supply Chain da empresa, Aline Vogt, compartilhou como o COE vem impulsionando eficiência de custos nos processos de aquisição de produtos em toda a cadeia de suprimentos.

Neste conteúdo, você confere como a Embraer desenhou seu modelo de COE em compras e supply, atingindo patamares de qualidade e competitividade em sua cadeia.

A construção do COE na Embraer

Com mais de 4 mil fornecedores ativos, a Embraer exige padrões elevados em seus processos de qualificação. E o relacionamento com essa base precisa ser de longo prazo, devido às especificidades dos materiais que compõem as aeronaves e à diversidade de origens (em diferentes continentes). Isso torna a gestão da cadeia de suprimentos altamente complexa.

Esses fatores foram determinantes para a criação do COE na empresa. Após reunir e analisar dados de fornecedores, e diante da necessidade de otimizar processos e reduzir custos, a Embraer estruturou o COE não como uma unidade física, mas como uma filosofia de trabalho que permeia toda a organização.

“O COE permite que as compras e o procurement deixem de ser protagonistas somente no nível operacional, passando a ser estratégicos, alinhados com o modelo de negócio da Embraer”, afirma Aline Vogt.

A estrutura do COE em compras dentro da Embraer

O COE da Embraer atua em duas frentes principais: procurement e estratégia de supply chain. Para isso, revisita o modelo organizacional da área de compras e promove a otimização de processos como:

  • Aquisição de materiais diretos (produção, serviços e frota);
  • Aquisição de materiais indiretos (plantas, capex e serviços de apoio);
  • Procurement (diretos e indiretos), logística e supply chain;
  • Prospecção, seleção e gestão de contratos e fornecedores;
  • Planejamento e compras;
  • Gestão estratégica;
  • Logística.

Para que todas essas tarefas sejam estruturadas, o COE promove um compartilhamento de sinergias – quando as equipes cooperam para que o resultado de seus esforços conjuntos sejam superiores ao trabalho individual. Essa prática tem como foco a excelência, sustentada pela definição clara de papéis e responsabilidades de cada colaborador.

Paralelamente, a Embraer incentiva o empoderamento e a atuação colaborativa dentro dessa estrutura, maximizando eficiência, reduzindo custos e acelerando entregas.

Como o COE da Embraer atua na prática

Para transformar a estratégia em resultados concretos, o COE da Embraer estrutura suas atividades em etapas bem definidas, garantindo capacitação, padronização, governança e integração com os negócios.

  • Treinamento de equipes: o primeiro passo para a excelência

Uma das responsabilidades do COE no dia a dia da Embraer é apoiar a capacitação e o desenvolvimento das equipes internas. Aline Vogt explica que este é um processo fundamental para consolidar a prática do Centro de Excelência e gerar impacto positivo em toda a cadeia.

O treinamento ocorre por meio do “Supply Academy” e do “Procurement Academy”, iniciativas que disseminam boas práticas e aproximam os times da dinâmica dos fornecedores — influenciando diretamente as decisões de compras.

  • Padronização e governança de processos intensificam atuação do COE

Outra função importante do Centro de Excelência é estabelecer padrões e governança dos processos de compra e de supply chain, garantindo conformidade às normas (compliance) e abrindo espaço para inovação.

Essa padronização determina governanças robustas e estabelece KPI’s (Key Performance Indicators), que permitem avaliar eficiência, eficácia e resultados do setor de procurement. Com esses indicadores, a Embraer identifica pontos que precisam de maior eficiência — principalmente em relação ao controle de custos e ao alinhamento da área de compras com os objetivos estratégicos da empresa. O resultado: mais competitividade e lucratividade no mercado.

Mas, para sustentar esses ganhos, o COE também precisa estar atento às mudanças frequentes no cenário econômico e no mercado de aviação.

  • Inteligência e estratégia em sintonia com os negócios 

O COE trabalha em parceria com a área de inteligência da empresa para dinamizar o processo de compras da Embraer. A unidade acompanha de perto os movimentos do mercado de aviação executiva, mapeando práticas de aquisição mais eficazes.

Além disso, realiza a captura de tendências macroeconômicas e adapta continuamente o modelo de compras da Embraer a essas variáveis. Para mitigar riscos, o COE adota ferramentas de governança em conjunto com as áreas de negócio, construindo planos de recuperação sempre que necessário.

  • Gestão de stakeholders e lideranças 

Outro ponto de destaque é o incentivo à participação de stakeholders, lideranças e influenciadores internos em diferentes frentes da empresa, como:

  • Governança e processos;
  • Custos e eficiência (impacto dos custos e cumprimento de contratos);
  • Escritórios de gestão de projetos (quais levam supply chain e compras para o futuro);
  • ESG e sustentabilidade;
  • Competitividade.

Quando conectados, esses profissionais e suas iniciativas geram valor estratégico para a companhia, tornando-a ainda mais competitiva e estimulando a gestão de portfólio dentro de uma pauta estratégica.

O olhar do COE para o futuro do supply 

Aline Vogt concluiu sua apresentação reforçando que o Centro de Excelência em Compras coloca a Embraer em um cenário de inovação permanente, sempre preparada para “novos voos”.

Esses avanços, porém, dependem de análises de risco constantes e da superação de desafios pela equipe do COE. Entre as iniciativas em andamento estão:

  • Supplier risk office: monitoramento de riscos em tempo real, com avaliação imediata de impactos na cadeia de suprimentos;
  • Academia do futuro: capacitação para competências tecnológicas e inteligência artificial, com propostas de uso dessas ferramentas;
  • Governança automatizada: maior eficiência no gerenciamento de projetos e portfólio.

“Olhando para a frente, a empresa está pronta para se adaptar às mudanças, se alinhar aos negócios e ao mercado, e adotar ações que vão levar a companhia a essa cultura de excelência e qualidade, que é o seu objetivo principal”, diz Aline.

O supply continua em movimento na CICLO Academy 

O case da Embraer é um exemplo inspirador que mostra como o COE pode transformar a área de compras e supply chain em motor de competitividade.

Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso HUB e descubra outros exemplos apresentados durante o 39º Simpósio Supply Chain.

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