

Liderança estratégica, conexões de alto nível e o futuro do Procurement.
Quando se coloca o poder da tecnologia nas mãos das pessoas, a dinâmica do ambiente de trabalho se transforma. E no varejo, esse movimento tem um objetivo claro – e alcançável: aumentar a produtividade e a eficiência, potencializadas por estratégias de marketing e experiências reais proporcionadas pela inteligência artificial.
No supply chain, essa transformação se evidencia especialmente nos processos logísticos, criando uma verdadeira revolução digital no varejo. Vamos conhecer algumas dessas experiências inspiradoras?
Durante sua participação no 16º Summit CICLO PIT STOP Supply Chain, Ana Tozzi, CEO da AGR (Achievement Great Results), apresentou algumas das principais inovações no setor, que se tornaram estratégicas para a cadeia de suprimentos e a logística.
Na palestra, a especialista mostrou como empresas do varejo estão incorporando ferramentas de inteligência artificial no seu dia a dia – e lançou um desafio:
“O mercado consegue tornar o acesso à IA mais simples e intuitivo para o seu público consumidor, de forma que a tecnologia seja realmente acolhida pelas pessoas que estão comprando?”
Práticas inovadoras e aplicações reais da IA no varejo
A primeira provocação da Anna Tozzi é um convite à reflexão: qual nível de conexão humana precisa ser mantido entre empresas, parceiros e clientes para que a tecnologia seja realmente funcional para todos?
A resposta é objetiva: tecnologia com propósito.
“A ferramenta deve acompanhar o desenvolvimento humano e promover um aprendizado em que as aplicações da IA sejam reais e façam uma diferença positiva na experiência que esse cliente ou fornecedor tem com os processos do supply chain”.
Soluções logísticas com base em IA no varejo
O varejo está se apoiando em soluções logísticas sólidas construídas para acompanhar essa onda de transformação.
Um exemplo é o modelo fulfilled, que contempla 28 etapas de implementação do processo logístico. A partir da demanda do projeto, a empresa utiliza IA para entregar, com precisão, as etapas necessárias – otimizando tempo, recursos e resultados.
E quais são as principais tendências que vêm se consolidando na cadeia de suprimentos com foco na experiência de relacionamento com os clientes? Vamos trazer 3 delas:
- Automação Inteligente: tarefas e operações otimizadas, que resultam em experiências melhores para o cliente e em ganhos de eficiência.
- Digital Twin: réplicas virtuais de ativos físicos, permitindo monitoramento em tempo real, manutenção preditiva e tomada de decisões informadas.
- Personalização: recomendações de produtos personalizados, promoções direcionadas e uma jornada de compra sob medida.
Mídia e marketing inteligentes dentro da experiência de compra
No varejo, o marketing ganha novos contornos com estratégias de retail media – em que anúncios de marcas são veiculados em lojas físicas, sites de e-commerce e aplicativos das redes varejistas. Essa visibilidade dos produtos influencia diretamente nas decisões do consumidor.
E, com essa clareza, a inteligência artificial entra em jogo para que a comunicação entre empresa e cliente se intensifique e ganhe escala, por meio de:
- Automação e personalização de campanhas;
- Publicidade programática;
- Parcerias estratégicas para mídia integrada;
- Eficiência no uso de dados;
- Transparência e confiança;
- Criação de novas redes de mídia.
Segundo Ana Tozzi, a digitalização das lojas físicas transforma a capacidade dos varejistas em oferecer experiências de mídia, dinamismo e interatividade.
“É fundamental aplicar a lógica de simulação de processos da indústria ao ambiente do varejo”.
IA e personalização em escala: o futuro do relacionamento com o cliente
Por fim, a CEO da AGR destaca duas propostas de uso da inteligência artificial que vêm ganhando espaço no cotidiano do varejo:
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Hiperpersonalização
Entrega experiências verdadeiramente únicas. A partir da análise de dados em tempo real, a empresa consegue desenvolver produtos, ofertas e interações sob medida para cada cliente, considerando seu comportamento de compra, preferências e histórico de navegação. É a personalização levada ao extremo — cada consumidor se sente exclusivo.
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Personalização em larga escala
Combina inteligência de dados com automação para oferecer campanhas de marketing personalizadas em grande volume. As informações são integradas, interpretadas e transformadas em ações direcionadas que refletem as características individuais de cada cliente, com o objetivo de aumentar o engajamento e a fidelização.
As ferramentas de IA possibilitam maior profundidade no engajamento com os clientes. “A IA analisa os dados dos clientes para oferecer recomendações, identifica seus segmentos e entrega promoções personalizadas, enquanto os chatbots oferecem suporte instantâneo”.
Uma ideia que resume bem esse cenário: uma empresa que domina seus dados é sinônimo de empresa bem-sucedida.
“É essencial criar uma cultura de dados: coletar, organizar, integrar, analisar esses dados, bem como criar algoritmos próprios como base para o uso estratégico da inteligência artificial.
Quer conhecer mais das aplicações da IA e de outras tecnologias desenvolvidas para o supply chain apresentadas e exploradas durante o 16º Summit CICLO PIT STOP Supply Chain? Continue acompanhando o Hub de Conteúdos da CICLO Academy!
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