

Liderança estratégica, conexões de alto nível e o futuro do Procurement.
No centro da cadeia de suprimentos, a inovação deixou de ser tendência para se tornar ação concreta. Estratégia de negócio e inteligência artificial agora caminham juntas — moldando operações mais ágeis, inteligentes e preparadas para o que vem pela frente. Foi isso que se viu no 16º SUMMIT Ciclo PIT STOP Supply Chain, realizado em São Paulo nos dias 8 e 9 de abril.
Especialistas e líderes do setor foram unânimes: a IA já está redefinindo todos os elos da cadeia, do planejamento à entrega final.
Mais do que acompanhar o ritmo das transformações, as empresas precisam dominar as tecnologias, formar times preparados e manter o foco no aprimoramento contínuo. Porque o futuro da supply chain já está em movimento.
Neste conteúdo, você confere os insights mais valiosos, os cases que estão moldando o setor e por que quem participou do PIT STOP Supply Chain 2025 saiu com um mapa de onde investir, inovar e liderar.
O que o PIT STOP Supply Chain 2025 nos revelou
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Estratégias decisivas para o futuro
Nas palestras, debates, cases e master classes, se destacaram inovações tecnológicas aplicadas ao supply chain, as mudanças inadiáveis propostas com a Reforma Tributária, a sustentabilidade ambiental, a gestão de transporte de carga, o procurement e as compras, entre outros projetos que colocam o setor em evidência e fazem do supply chain uma área tão relevante na economia brasileira.
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Diálogo entre especialistas marca a abertura
O evento reuniu alguns dos principais nomes do mercado na atualidade para debater estratégias decisivas para o futuro do supply chain.
A conversa entre a professora de supply chain Jamile Poinho e os especialistas Carlos Bremer (Brain4Care), Arthur Hill (Movimenta), Rafael Bonini (Accenture Brasil) e Eduardo Atihé (Time & Place) trouxe reflexões que posteriormente seriam exploradas nas master classes, abordando temas como:
- Liderança;
- IBP e S&OP (os desafios logísticos do order to delivery);
- Gestão de contratos no procurement (consolidar capacidades essenciais do setor de compras para aproximá-lo de outras funções);
- Metodologias e aplicações do cost to serv (planejamento integrado na estratégia de negócio);
- IA aplicada ao supply chain (machine learning, deep learning e generativa).
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Reforma Tributária em pauta: como vai afetar os negócios?
Muitas mudanças devem acontecer na área de logística, principalmente na malha logística, a partir da entrada em vigor da reforma tributária, já aprovada pelo Congresso Nacional
Partner da Marcelino Advogados, Daniel Marcelino esclareceu as principais dúvidas sobre o assunto em uma palestra que mergulhou em alguns dos maiores tabus do universo da logística quando se fala em simplificação do recolhimento de tributos, isenções e desonerações fiscais – além de especificar benefícios e prejuízos que a indústria pode ter com a mudança tributária.
Uma das reflexões mais importantes trazidas pelo profissional foi a de que, mais do que uma mudança na regulação, a Reforma Tributária representa uma transformação estratégica na forma como Compras tem operado. “E estarão em vantagem aquelas que se anteciparem, ganhando em eficiência, competitividade e governança”, reforçou.
Os detalhes dessa palestra você pode acompanhar aqui.
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No varejo, a IA enriquece o engajamento do cliente
O acesso mais simples e intuitivo do consumidor do varejo à inteligência artificial foi uma das tendências apresentadas por Ana Tozzi, CEO da AGR Consulting. O desafio lançado por ela é para que as empresas mantenham uma conexão humana com seus clientes, a fim de que a tecnologia “tenha propósito” e seja funcional para todos.
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Pesquisa mostra como aplicar tecnologia ao supply chain
Eduardo Atihé, Ricardo Taborda e Omar Tabach apresentaram uma pesquisa inspiradora, realizada em parceria entre CICLO Academy e 7D Analytics, com a colaboração da Time & Place e da TGT Consult, mostrando algumas das principais ferramentas usadas para integrar operações logísticas por meio da inteligência artificial.
Como as master classes definiram um novo padrão de palestra
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Procurement e Compras
Biagio Presser, Diretor de Procurement do GPA (Grupo Pão de Açúcar), destacou a integração entre procurement, compras e financeiro como base de uma operação eficiente no varejo alimentício. A estratégia estimula investimentos internos e gera economia operacional, garantindo suprimentos para a produção.
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A construção do conhecimento na era da IA
Carlos Bremer, da Brain4Care, defendeu a autonomia do setor em desenvolver tecnologias próprias, adaptadas às rotinas logísticas. Para ele, a IA será o motor da construção de conhecimento e inovação no supply chain.
Inovação foi destaque em cases de líderes do mercado
A seguir, apresentamos um breve panorama das inovações destacadas em alguns dos mais de 20 cases compartilhados durante o evento. Fiquem atentos: em breve, traremos mais detalhes sobre outros cases que vêm transformando o setor.
1) Case Campeão: Boticário — Desafio e evolução na cadeia do supply chain
Vice-presidente de Operações do Grupo Boticário, Sérgio Sampaio, apresentou como a área de operações não pode simplesmente “executar”, mas estar integrada aos objetivos estratégicos da empresa.
Entre eles está a gestão operacional, que precisa ser vista com valor. E como gerar esse valor? Sérgio esclarece que isso é possível com algumas das seguintes estratégias:
- Aumento de margens;
- Proteção de reputação;
- Encantamento de clientes;
- Preparação para o futuro;
- Mitigação de riscos.
O grupo Boticário apresentou ainda a prática do chamado “empilhamento de projetos”. Une sustentabilidade logística, fabril e de resíduos, simultaneamente ao comercial, com mudança de mix de produtos, elaboração de campanhas e tempo de atendimento.
Apesar de os projetos estarem ordenados, é preciso ter a visibilidade do espaço para mapear:
- Quantas horas e pessoas você tem para fazer os projetos;
- Matriz de interdependência e comitês;
- Monitoramento e impacto de novos projetos;
- Visibilidade e acompanhamento;
- Ferramentas para gestão de projetos paralelos (Governança) – ganho de produtividade e eficiência, padrões mínimos.
2) Case Campeão: Bayer transforma Compras em elo estratégico da cadeia
No PIT STOP Supply Chain 2025, a Bayer se destacou ao mostrar como a área de Compras pode ir muito além da função operacional. Liderado por Luiz Barberini, responsável pela área de Manufatura Externa da Bayer, o case revelou como a empresa desenvolveu um modelo colaborativo com equipes multidisciplinares, unindo Compras, Qualidade, Supply e áreas técnicas para garantir agilidade e integração com os fornecedores.
Três princípios sustentam esse novo jeito de trabalhar:
- High Tech, High Touch: tecnologia aliada à empatia e à conexão humana;
- Confiança e improviso: relações que vão além do contrato e se fortalecem nos momentos de crise;
- Parcerias com engajamento real: fornecedores comprometidos com o sucesso do negócio.
Com isso, a Bayer reposicionou Compras como um elo central da cadeia, gerando valor de forma integrada, resiliente e sustentável.
3) NISSAN e o espelhamento do Digital Twin
A Nissan focou seu trabalho no Digital Twin, ferramenta de inteligência artificial que antecipa falhas e prevê comportamentos, captando dados em todas as etapas do projeto, por meio de um espelhamento.
Na montadora, foram desenvolvidos óculos digitais para análise de imagens, que utilizam dados em tempo real, a partir de uma realidade imersiva e promoção da criatividade para maximizar o potencial das equipes com as ferramentas.
O protótipo é criado de forma totalmente virtual. As massas de dados são montadas com base no que é físico, e o teste é feito em tempo real, o que reduz o custo e traz uma nova configuração sobre como se desenvolve a embalagem futura. Isso colabora para a ergonomia e a segurança dos colaboradores.
BRACELL
A empresa apresentou uma ferramenta personalizada, a Kaizen, que acelera a implementação de melhorias nos projetos. A estratégia aumenta a eficiência do transporte e da movimentação de celulose da origem até o destino. Isso representa:
- Redução do tempo de ciclo dos caminhões da fábrica até o terminal;
- Aumento de volume transportado e redução de custos;
- Uso de pontes e pórticos para movimentação de cargas no porto.
5) RD SAÚDE
A RD Saúde mostrou como transformou a sua gestão do transporte end to end ao aderir a um modelo adaptado às demandas. Uma revolução intralogística, que se tornou uma solução excelente para flexibilizar os processos logísticos.
A empresa também usa seus Centros de Distribuição (CDs) como laboratório de inovação. A utilização de robôs autônomos elevou a capacidade de reabastecimento dos estoques, mais produtividade com baixo e alto giro, com aumento do adensamento.
6) OBRAMAX
A Obramax, “atacarejo” voltado para materiais de construção, implementou soluções de digitalização nas gôndolas com o objetivo de garantir que os produtos certos estejam sempre disponíveis para os clientes, reduzindo rupturas e otimizando o abastecimento.
Essa iniciativa melhora a experiência de compra, agiliza os processos logísticos internos e contribui para uma gestão mais precisa do estoque em tempo real.
7) GRUPO PETRÓPOLIS
Otimização da logística no last mile com transformação digital. Essa é uma experiência no transporte e entregas de uma das maiores distribuidoras de cervejas do País, elevando a eficiência das operações e incrementando a experiência dos clientes.
8) EMBRAER
A experiência da multinacional que maximiza a eficiência operacional graças à integração com a logística inbound, abrangendo todas as etapas de recebimento de materiais e componentes necessários para a produção das aeronaves.
9) MERCADO LIVRE
Rastreamento e monitoramento de motoristas em tempo real com uso de dados. A medida tem colaborado muito para que a companhia reduza suas perdas graças ao aumento da segurança das frotas, espalhadas por todo o Brasil.
16º PIT STOP Supply Chain: ponto de virada para liderar o amanhã
Quem esteve presente no evento teve acesso às estratégias que já estão moldando as operações mais eficientes do país e a uma visão privilegiada de como a inteligência artificial, a sustentabilidade e a reforma tributária estão impactando — e impulsionando — o supply chain.
Quer continuar nessa jornada?
O próximo passo é o 39º Simpósio Supply Chain, nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, em São Paulo (SP).
Prepare-se para dois dias de imersão total, networking de alto nível e insights transformadores.
➡ Acompanhe as novidades e garanta sua inscrição: https://simposiosupplychain.com.br
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