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Produção sustentável: como a Diageo incorpora ESG em suas operações

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CICLO Academy

02 jun 2025
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26 e 27 de Agosto de 2025

Transformando a Cadeia de Suprimentos até 2030! Estratégia, Execução e Inovação reunidas em um único evento.

Para quem atua na fabricação e distribuição de bebidas alcoólicas no Brasil, gerar o menor impacto ambiental e, ao mesmo tempo, cuidar com excelência do bem-estar social de comunidades e colaboradores certamente não é uma tarefa simples. Mas, para a Diageo, implementar práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) na cadeia de suprimentos é mais que uma experiência.

Trata-se de um dos pilares do negócio, exaltado como a chave para a sustentabilidade corporativa.

Durante o 16o Summit CICLO PIT STOP Supply Chain, o Diretor de Supply Chain da empresa, Danilo Doriguelo, apresentou o case “Espírito do Progresso – Implementando o ESG na Cadeia de Suprimentos”. Ele destacou as boas práticas que têm colocado a Diageo no topo do ranking das empresas que assumem compromissos públicos robustos – e os cumprem! Vamos conhecer mais dessa história?

Fabricação da cachaça Ypióca: sustentabilidade do grão ao vidro

A Diageo lidera o mercado brasileiro na produção e distribuição de bebidas alcoólicas destiladas premium. A companhia fabrica a cachaça Ypióca, além de representar marcas globais como o gin Tanqueray, o whisky Johnnie Walker, e a vodca Smirnoff.

Uma das principais formas de aplicação do ESG pela empresa está no compromisso com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social das comunidades ao redor de sua fábrica. A Diageo investiu mais de R$ 250 milhões na construção de uma nova planta e no desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Em Itatinga (CE), onde está localizada a fábrica da Ypióca , a sustentabilidade é aplicada em toda a cadeia de produção — do grão ao vidro. E como isso se materializa na prática do transporte, geração de energia e da produção da cachaça?

  • Redução drástica do consumo de água por litro do produto gerado;
  • Mais de 1.800 painéis solares que geram 90% da energia usada na planta;
  • Iluminação natural com telhas translúcidas e lâmpadas LED, que trazem 35% de economia;
  • Baterias de lítio recarregadas com energia solar;
  • Caldeiras movidas a biometano, que são mais eficientes e não geram resíduos;
  • Sistema de garrafas retornáveis: 70% são lavadas e reutilizadas.

Além disso, a empresa também assumiu o compromisso de zerar suas emissões de carbono até 2030. Para isso, usa uma frota comercial leve abastecida com etanol, monitora seus motoristas por telemetria e faz o transporte por cabotagem, reduzindo riscos e impactos ambientais.

Esse olhar atento ao meio ambiente se estende também às comunidades ao redor de suas operações. Por meio de iniciativas como o Projeto Águas e o Projeto Palha, a Diageo reafirma seu compromisso social e ambiental, colocando a população como protagonista das transformações.

Projeto Águas e Projeto Palha: a população como protagonista

Como uma empresa do setor de bebidas, a Diageo reconhece sua responsabilidade em relação aos recursos naturais e às comunidades ao redor de suas operações. Por isso, criou o Projeto Águas, que tem como objetivo devolver à comunidade o que é retirado do meio ambiente.

A empresa atua no abastecimento de áreas com estresse hídrico, investindo em tecnologias de tratamento de água para garantir que todo o recurso utilizado na produção seja restituído em volume equivalente ao consumo das comunidades do interior do Ceará.

E, com o Projeto Palha, o tradicional invólucro das garrafas  Ypióca segue sendo produzido por mulheres artesãs de Itatinga, mesmo com a globalização da marca. A empresa investe em cooperativas locais, promovendo  o empoderamento feminino e o bem-estar da população que depende da atividade.

O estímulo ao consumo consciente de bebidas alcoólicas

Com uma presença de mercado significativa, a Diageo não apenas busca a expansão, mas também a responsabilidade social e ambiental. O compromisso com a sustentabilidade se estende para o incentivo ao consumo consciente de seus produtos.

A empresa prioriza a qualidade em vez da quantidade, buscando conquistar clientes fiéis que façam escolhas responsáveis. É nesse contexto que entra o DrinkIQ.

Como funciona o DrinkIQ e sua “dose certa”

O DrinkIQ é um programa da Diageo que convida os apreciadores das bebidas a conhecerem, no site oficial da marca, “as melhores receitas para todas as ocasiões”. Indica drinks preparados com a chamada “dose certa” – sem exageros.

“Consumo responsável e consciente. Cliente fidelizado e satisfeito com os momentos de prazer desse consumo. O impacto só é possível quando nos conectamos com os clientes. É preciso evoluir e celebrar”, diz Doriguelo.

E, se os adultos devem tomar a “dose certa”, menores de 18 anos não devem tomar dose nenhuma. Essa é outra premissa da Diageo.

Com essa missão, a empresa assumiu um compromisso público de educar 10 milhões de jovens sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas na adolescência. Até 2025, o programa Na Real, idealizado em parceria com entidades da sociedade civil, já alcançou 1 milhão de adolescentes.

Outros projetos também têm se destacado na esteira das práticas ESG da Diageo, a exemplo das propostas que incentivam a escolha de seus colaboradores com base em critérios de diversidade.

Diversidade e igualdade de gênero nos postos de trabalho

As práticas ESG da Diageo também se estendem ao ambiente interno da empresa, com foco em inclusão e diversidade:

Entre elas:

  • 50% de representatividade feminina, inclusive em lideranças de Centros de Distribuição e fábricas;
  • Estágios com foco em equidade racial — negros e indígenas;
  • Programa Journey:  contratação de jovens aprendizes transgêneros;
  • Licença familiar de 6 meses para pais, casais homoafetivos e em casos de adoção.

Essas iniciativas fortalecem a cultura interna, mantêm os colaboradores motivados e refletem o compromisso da empresa com um ambiente de trabalho justo e inovador.

“ESG é o que dá à empresa o direito de existir no futuro. A economia feita não é só em emissões de carbono, água e energia, mas também de recursos financeiros”, diz Danilo.

O sucesso dos cases: iniciativa que movimenta o mercado de supply chain

Essas e outras práticas inovadoras dos cases encantaram o público presente no 16o Summit CICLO PIT STOP Supply Chain e podem inspirar outras empresas a adotarem soluções semelhantes.

Quer continuar nessa jornada?

O próximo passo é o 39º Simpósio Supply Chain, nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, em São Paulo (SP).
Prepare-se para dois dias de imersão total, networking de alto nível e insights transformadores.
➡ Acompanhe as novidades e garanta sua inscrição: https://simposiosupplychain.com.br

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