Ícone WhatsApp

4º Compras Summit: quais são as prioridades do futuro do procurement?

autor

CICLO Academy

12 jun 2025
arrow-right arrow-right arrow-right
img-separator
logo-simpósio-2025
26 e 27 de Agosto de 2025

Transformando a Cadeia de Suprimentos até 2030! Estratégia, Execução e Inovação reunidas em um único evento.

Redução de custos, geração de valor e automação de processos. Essas foram as principais direções discutidas durante o 4o Compras Summit, promovido pela CICLO Academy em 21 de maio, em São Paulo. Mais do que debater o futuro do procurement, o evento transformou estratégias avançadas em ferramentas práticas, conectando profissionais de alto nível em torno de um propósito comum: reposicionar a área de compras como protagonista da transformação nas empresas.

Mas o que realmente muda no futuro do procurement?

O foco não está apenas em economizar recursos financeiros, mas em como gerar valor real para o negócio.

Os líderes presentes no evento — de empresas como Accenture, Comgás, Leroy Merlin, Bridgestone, Gerdau e Grupo Boticário — mostraram que o procurement moderno vai além da eficiência: ele precisa ser inteligente, tecnológico, conectado e sustentável.

Entre palestras, debates, master classes e cases inspiradores, ganharam destaque temas como:

  • Automação e inteligência artificial aplicada às compras;
  • Segmentação inteligente de fornecedores;
  • Uso de ferramentas como E-procurement;
  • Leilões eletrônicos e a nova dinâmica de negociação;
  • Compras 4.0, gestão de riscos e sustentabilidade.

Vamos conferir como alguns desses temas podem fazer a diferença no seu negócio?

Temas de destaque para o futuro do procurement

1) A tecnologia como motor que impulsiona as compras

A adoção de tecnologia – tanto automação dos processos quanto IA e IA generativa – foi apontada como uma das grandes alavancas para transformar o setor.

Especialistas do procurement como Rafael Bonini, da Accenture, afirmaram que as soluções digitais encontradas no uso da automação disponível com a RPA (Robotic Process Automation) e da IA podem fazer o setor de compras evoluir e crescer. Isso porque:

  • Embarcam a tecnologia no trabalho do CPO (Chief Product Officer);
  • Enriquecem o ecossistema com dados;
  • Aprimoram a inteligência para a gestão de gastos, sourcing de fornecedores, negociação de preços e gestão de contratos;
  • Promovem compras autônomas.

Outras ferramentas que operam com auxílio da tecnologia também causam impactos positivos na economia de recursos financeiros. Esses métodos garantem ao setor de procurement protagonismo na busca de soluções digitais compatíveis com as necessidades de um mercado que opera de maneira extremamente veloz.

2) Leilões eletrônicos apoiando o saving

A Cencosud usou o modelo de leilões eletrônicos para obter agilidade na busca de informações sobre o mercado em tempo real, com transparência e análise de comportamento.

Segundo o diretor de procurement, Everton Nogueira, em apenas um ano, a empresa saltou de 4% para 18% de saving nas negociações. Ou seja, teve 14% de economia graças a uma participação efetiva de compradores e fornecedores – entre eles os clientes internos, convencidos de que a padronização das vendas garante um melhor preço.

3) E-procurement na unificação de cotações

Outra ferramenta que dinamiza as compras e resulta em muita economia é o E-procurement. Na Bridgestone, esta solução digital atua nas cotações de preços. De acordo com sua gerente de compras, Viviane Barbosa, promove diversos benefícios. Entre eles:

  • Melhora da visibilidade dos gastos e sobregastos;
  • Acesso a dados e análises em tempo real;
  • Contabilidade de tributos e contribuições;
  • Automatização de tarefas manuais;
  • Redução de erros e aumento de eficiência nas negociações.

4) IA generativa e a segmentação de fornecedores

Não basta que a tecnologia ajude as empresas apenas na redução de custos operacionais, Diego Hubner, da Excelência em Governança de Suprimentos e Logística da Comgás, e a Procurement e Strategic Sourcing da empresa, Iara Alves contam que, na Comgás, a IA tem papel estratégico ao contribuir para a qualificação dos fornecedores e a redução de riscos.

A IA também apoia na governança e compliance ao utilizar uma ferramenta digital que oferece uma visão completa e em tempo real de seus fornecedores. Com base nisso, desenvolve diversas ações:

  • Monitoramento;
  • Comparação e seleção dos que têm menor risco;
  • Pesquisa de informações sobre mídia negativa;
  • Avaliação do posicionamento de cada fornecedor, para direcionamento dentro da companhia.

5) Conexão entre clientes e negócios

Glauber Pitanga, head of Procurement da Leroy Merlin, defende as parcerias estratégicas com outros setores da empresa para alcançar resultados mais efetivos dentro do que chama de procurement 4.0.  Para ele, o papel da área de compras vai além da negociação: é conectar clientes ao negócio para “transformar”.

O procurement 4.0 une estratégias, liderança e negociação com foco na solução. A Leroy abordou a experiência que lhe permitiu “a melhor Black Friday da sua história” graças à cobertura full service da comunicação, integrando compras e mídia para geração de valor com resultados estratégicos, entre eles:

  • Aumento da receita da empresa;
  • Compras online em campanhas específicas;
  • Mais visitas às lojas físicas.

6) Compras estratégicas para gerir riscos

Existem outras formas de guiar o procurement no sentido de dirimir os riscos aos quais a empresa pode estar submetida se não gerenciar custos, estoques e fornecedores.

No setor automobilístico, um dos principais desafios enfrentados – e superados! – pela Ford e por seu Diretor de Supply Chain, Daniel Dupas, é acompanhar a evolução do perfil dos consumidores. Com  novos comportamentos e expectativas, os compradores exigem do setor de compras outras habilidades, com foco não apenas em valor, mas também em sustentabilidade.

Nesse sentido, as compras estratégicas de bens e serviços usam da proatividade e da análise de dados, com plataformas de compras que otimizam os processos operacionais. Isso ajuda a gerenciar tanto riscos globais e locais quanto os relacionamentos, alavancando a competitividade, com tempo certo e qualidade esperada, dentro do menor custo possível.

Estas foram algumas das principais exposições e insights desse eixo-temático principal.

Paralelamente, o evento ainda destacou alguns cases:

  • Grupo Roncador: Os desafios da transformação digital no agronegócio;
  • Vibra: Clube de Compras Estratégico: como efetivar e alcançar resultados reais;
  • Tupy: Compartilhando competências para uma cadeia mais enxuta;
  • Gerdau: Sustentabilidade na cadeia de suprimentos;
  • Aché: Processo de evolução em suprimentos;
  • RD Saúde: Compras 4.0: aplicando IA com governança estratégica;
  • Indorama Ventures: Confiabilidade de compras em cenários incertos: integração com planejamento e nível de serviço;
  • Grupo Boticário: Polos da beleza: como o Grupo Boticário fomenta o desenvolvimento de seus parceiros;
  • Ball: Compras & Finanças: gestão de custo a quatro mãos;
  • Fleury: Captura de sinergias nas fusões e compras estratégicas.

O que as empresas precisam priorizar agora no setor de compras? 

A observação atenta dos principais players do mercado sobre o procurement e as compras definem demandas que podem – e devem! – ser prioridades para empresas que pretendem se conectar cada vez mais fortemente com o futuro.

Entre as tendências geradas durante o 4o Compras Summit CICLO, vale dar destaque para algumas práticas essenciais ao futuro do procurement e dos negócios. Entre elas:

  • Dinamizar o mercado para que ele atenda a clientes cada vez mais diversificados e exigentes, tanto os internos quanto os externos;
  • Fornecer subsídios para que os CPOs adotem decisões mais assertivas, baseadas em dados, experiências de consumo e conselhos de stakeholders;
  • Conectar os fornecedores com laços cada vez mais estreitos em relação à empresa, permitindo mais homogeneidade de produtos e serviços;
  • Compreender que a redução de custos pode ser alcançada com ações pulverizadas entre as diversas áreas de atuação da empresa;
  • Fazer com que a sustentabilidade deixe de ser despesa para se tornar investimento, se tornando um dos pilares da geração de valor para a companhia;
  • Focar o uso da tecnologia como aliada constante na superação dos mais variados desafios, mas não pode substituir o olhar humano na organização corporativa.

Quer saber mais sobre como é possível aliar essas propostas com as particularidades da sua empresa? Continue acompanhando o hub de conteúdo da CICLO Academy e os próximos eventos do setor, como o 39° Simpósio Supply Chain, um dos eventos mais consolidados e estratégicos do setor, que acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, no Grand Mercure Vila Olímpia, São Paulo/SP.

→ Sobre o Evento
Serão dois dias de intensa programação, reunindo inteligência, execução e estratégia para transformar cadeias de suprimentos rumo a 2030. Com mais de 60 conteúdos de alto impacto, incluindo cases de sucesso, palestras, debates e master classes com os principais líderes da área, o evento é o ponto de encontro para executivos que buscam protagonismo, eficiência e inovação em Supply Chain. O público, majoritariamente C-level, garante conexões valiosas e networking de alto nível.

🔍 Mais informações:
🌐 simposiosupplychain.com.br

 

Fique por dentro! Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.

img-separator

CICLO LEADERS

Descubra Mais nos Eventos da CICLO Academy

Explore este conteúdo e muito mais em nossos eventos.

Simpósio
PIT STOP
Compras 2025_300x168 (1)

Você não pode copiar conteúdo desta página