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Integração entre Procurement e Financeiro: a chave para o sucesso no setor de Compras

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CICLO Academy

30 abr 2025
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21 de Maio de 2025

Liderança estratégica, conexões de alto nível e o futuro do Procurement.

O bom desempenho da cadeia logística nas empresas depende diretamente de integração entre procurement, setor de compras e departamento financeiro. Mas como essa união estratégica pode se tornar um diferencial competitivo e uma verdadeira trilha para o sucesso no varejo?

Quem responde com propriedade é Biagio Presser, Diretor de Procurement e Head de Compras do Grupo Pão de Açúcar (GPA), com passagens marcantes também pela LATAM e Casas Bahia – um expert no tema.

Durante sua masterclass no 16o Summit CICLO – PIT STOP Supply Chain 2025, Presser mostrou quais perguntas o gestor deve fazer ao desenvolver cada etapa do procurement — da pesquisa e avaliação de fornecedores à redução de custos, gestão de riscos e identificação das necessidades da empresa. Tudo isso, claro, alinhado ao desenho organizacional.

O que é Procurement e por que ele importa?

O procurement vai além das compras. É uma ferramenta estratégica que garante a disponibilidade de insumos e serviços para a produção, o estímulo a investimentos internos, a economia de recursos – financeiros e operacionais. Principalmente, que possibilita  o diálogo constante com stakeholders e colaboradores da companhia.

Além disso, o escopo de atuação inclui a gestão de:

  • Matérias-primas;
  • Equipamentos;
  • Serviços;
  • Mercadorias;
  • Fornecedores terceirizados (como agências, escritórios e empresas de TI).

Comunicação entre setores alavanca investimentos e reduz custos

A integração entre procurement, setor de compras e financeiro é um dos pilares de uma operação eficiente. Quando mal executada, pode representar prejuízos e frear investimentos.

Presser mostrou, na prática, como essa sinergia ocorre no GPA: o planejamento para o ano seguinte começa entre outubro e novembro. Cada área apresenta suas demandas em planilhas, que são então analisadas pelas equipes estratégicas — permitindo a construção de cenários e hipóteses cruciais para o negócio. Exemplos:

  • Necessidade de abertura ou fechamento de unidades;
  • Promoção de campanhas de marketing;
  • Implementação de projetos;
  • Aquisição ou descontinuação de produtos, entre outras.

Essa análise de dados permite mapear oportunidades de economia e idedntificar alavancas financeiras, que são discutidas entre os setores envolvidos.

“Sabendo desse potencial, há mais facilidade para que a proposta seja implantada. Cada área tem um budget diferente. O setor de compras conversa com o financeiro sobre a proposta de saving anual, com base em restrições e hipóteses”, diz Biagio.

Fatores decisivos: o timing certo para agir, a confiança e a transparência

A disponibilidade dessas informações define o próximo passo: o timing para executar os projetos.

“Ter em mente o momento exato de liberar o time para desenvolver o projeto e obter o retorno financeiro esperado é fundamental”, diz Biagio.

A partir daí, surgem alavancas financeiras voltadas a atender aos pedidos, sempre em alinhamento com o orçamento global. A timeline de negociações relacionada a cada grupo de stakeholders e colaboradores deve entregar a rentabilidade esperada pela empresa. Esse mecanismo organizacional ainda possui muitas outras fases. Entre elas:

  • Alinhamento com clientes internos;
  • Eliminação das sobreposições;
  • Divulgação dos planos de despesas para todos os setores da companhia;
  • Renegociação e acompanhamento de contratos com alto impacto orçamentário.

Biagio Presser também destaca a importância  da confiança entre os setores de procurement, compras e o departamento financeiro – uma relação que deve ser pautada pela transparência, com clareza sobre impactos e formas de compensação.

“Há uma agenda grande no financeiro que pode ser otimizada: contenciosos, organização de dívidas, venda de ativos, fusões e cisões — todas decisões que devem ser tomadas de forma coletiva.”

Hora de agir: como aplicar essa integração com o setor de Compras na sua empresa?

Mesmo em empresas de menor escala, o procurement integrado com compras e o financeiro pode e deve fazer parte do planejamento estratégico. Workshops internos, simulações de saving e reuniões entre áreas são boas práticas para começar.

O resultado esperado? Melhor tomada de decisões estratégicas, contenção de custos desnecessários e promoção de novos investimentos — rumo a uma empresa mais sustentável financeiramente.

Em maio, vem aí o Compras Summit

A CICLO Academy promove em maio a 4ª edição do Compras Summit, evento exclusivo para altos executivos com foco nos desafios do setor de compras em um mercado cada vez mais globalizado. Faça já a sua inscrição e confira as novidades que inspiram o futuro dos negócios e transformam o universo do supply chain.

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