

Liderança estratégica, conexões de alto nível e o futuro do Procurement.
O mercado de supply chain já percebeu que uma agenda tecnologicamente transformadora no setor se renova a cada novo avanço da Inteligência Artificial (IA). O ritmo é tão acelerado que fica impossível prever ou responder à pergunta: será que, em algum momento, ela vai parar?
As empresas se movimentam porque sabem que a evolução dos processos e estratégias que envolvem a cadeia de suprimentos é indissociável dos aprendizados e do impacto que a IA terá sobre o futuro.
O entendimento dos especialistas presentes no 16º Summit CICLO PIT STOP Supply Chain é claro: não há como deixar de utilizar a IA – especialmente a IA generativa – quando se fala em supply chain, inovação, remodelação dos negócios e treinamento de pessoas para comandar essas ferramentas.
Mas quais conhecimentos foram compartilhados para os ouvintes de uma das masterclasses mais disputadas do evento? Inovação em pauta. É isso o que vamos trazer neste conteúdo!
A construção de conhecimento na era da IA: priorizar pessoas
Carlos Bremer, Member Board of Directors da Brain4Care, respondeu com convicção: o conhecimento em inteligência artificial permite ”navegar por mares nunca antes navegados na tecnologia” e é essencial para quem quer estar à frente na corrida pelos melhores resultados.
E o que as empresas devem priorizar nesta busca? Segundo Bremer, a vantagem já está nas mãos das companhias que investem fortemente na adoção de ferramentas de IA generativa – e ainda mais naquelas que desenvolvem modelos próprios, adaptados à rotina dos processos logísticos, e nas pessoas que os controlam.
“Atualmente, há uma miríade de mecanismos de inteligência artificial disponíveis e de fácil acesso. Agora, é possível obter mais precisão nos processos? Certamente. Contanto que se treine não apenas a ferramenta, mas as pessoas que vão utilizá-la”, explicou Bremer.
E por que pessoas mais preparadas precisam estar no comando dessas ferramentas? “Porque, mesmo em constante avanço, a tecnologia não pode ser automatizada sem o toque humano que diferencia sua qualidade das demais”.
Nesse sentido, a educação aparece como um dos setores mais impactados pela IA generativa.
“Não há como descolar o processo educativo da inteligência artificial, porque hoje se aprende com ela, mas também se ensina a ela. Ocorre que há um problema aí: será que estamos fazendo as perguntas certas para obter as respostas que queremos?”
O salto para o futuro: a IA generativa da personalização e dos nichos informativos
Como a IA atingiu tamanha velocidade de criação de tarefas, múltiplas aplicações e quais desafios ela impõe à rotina do supply chain em um futuro que já chegou – mas que ainda está em constante construção?
O fato é que a IA generativa representa um verdadeiro salto tecnológico, que só foi possível quando as soluções anteriores foram superadas.
Basta pensar sobre as diferenças profundas entre o que foram as barreiras de entrada e de acessibilidade ao computador, à internet e ao smartphone na vida das pessoas, em comparação com a inteligência artificial. De décadas a anos de transição, agora as mudanças ocorrem em meses, semanas, dias.
Os desafios frente ao que é novo hoje e anacrônico amanhã
Diante desse cenário digital ágil e diariamente superado por tecnologias ainda mais novas, Matheus Schubert, CEO na Ewig, traz uma ponderação importante sobre o mercado de supply chain que não pode ser ignorada.
“O excesso de ferramentas de IA precisa conversar com o fluxo de atividades da empresa. As ferramentas não podem ser isoladas, sob o risco de se tornarem obsoletas devido à falta de diálogo com os processos.”
A assertividade da inteligência artificial, vista em ferramentas como Copilot, Gemini, ChatGpt, DeepSeek e outras IAs generativas, é muito positiva. Mas em quais áreas essas tecnologias vão se tornar tendência no supply chain?
Há algumas propostas que já estão surfando nas novas ondas tecnológicas e que têm tudo para responder aos anseios do mercado:
- Personalização em massa;
- Agente como interface;
- Inteligência integrada;
- Automatização de atividades repetitivas.
Experiências inovadoras em foco de IA no supply chain
Se utilizar ferramentas de IA é hoje um dos processos tecnológicos mais democráticos, por que não fazer o mesmo ao trazer para a pauta da masterclass as experiências vividas pelas lideranças das empresas de supply chain?
Foi assim que, a partir de um diálogo muito horizontal e imersivo com os participantes, Bremer incentivou cada um a mostrar em que aspecto a IA generativa entra no cotidiano do seu trabalho.
Com essa abertura, muitas iniciativas brotaram e surpreenderam. As mais inovadoras e destacadas, voltadas à eficiência e ao gerenciamento, foram:
- Uso de ChatBot voltado para suprimentos;
- Escala de personalização de habilidades e competências de colaboradores;
- Controle do processo de armazenamento a partir dos nichos de informação.
Quer saber mais sobre outras novidades da IA apresentadas no 16º Summit CICLO PIT STOP Supply Chain? Continue acompanhando o nosso blog.
Fique por dentro! Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos.
Você não pode copiar conteúdo desta página