Insights de liderança, networking de elite e inovações disruptivas
Como integrar a cadeia logística, inovar no supply chain e incrementar seu negócio? Na 15a Conferência LogisCarga, realizada pela CICLO Academy nos dias 22 e 23 de outubro no Hotel Grand Mercure, em São Paulo, especialistas e grandes players do mercado apresentaram cases inspiradores, práticas e tendências que estão moldando o futuro da logística e do transporte.
Se o seu objetivo é reduzir custos, agilizar entregas e ganhar novos clientes, o evento trouxe experiências, aprendizados e estratégias para integrar a cadeia de ponta a ponta. Nesse conteúdo, apresentamos os destaques do evento e como essas práticas podem beneficiar sua organização!
Um mix de muita inovação, tecnologia e eficiência para o supply chain
— Integração da cadeia para garantir maior eficiência
O destaque do primeiro dia do evento foi a abordagem end-to-end apresentada por Arthur Hill, Managing Partner da Movimenta Soluções Logísticas. Segundo ele, integrar processos é essencial para garantir fluidez e produtividade na cadeia logística.
“Caminhão bom é caminhão cheio e em movimento”, disse Arthur, enfatizando que a logística eficiente depende de estimar a capacidade dos veículos em relação ao tempo de operação e do ciclo de viagens.
Para integrar transportes à operação logística, Arthur apontou algumas soluções.
- Gestão de pátio;
- Programação de docas;
- Definição de turnos e agendamento eficiente.
“Se todos trabalharem de forma organizada, haverá maior produtividade e equilíbrio para que não se perca tempo, tampouco se aumentem os custos”, disse.
— Frete eficiente e negócios fluindo com menos custos
A otimização do frete é um dos maiores desafios do setor. Clovis Severino, Diretor Comercial da Solística, apresentou estratégias de planejamento eficaz de frotas, mostrando como é possível minimizar custos e manter alta qualidade nos serviços.
Já Eduardo Pereira, Logistics Master Planning Manager da GM, compartilhou boas práticas do setor automobilístico, que permitem reduzir despesas sem repassá-las aos clientes, oferecendo uma vantagem competitiva significativa.
Miguel Vanzolini, gerente executivo da Seara, mostrou como a empresa automatizou processos de embarque e adotou assinaturas digitais para aumentar a agilidade nas entregas.
Outro tema relacionado a custos e que ganhou destaque foi questão tributária. Adriana Bueno, Consultora da Iwer Capital, alertou sobre a necessidade das empresas se prepararem para a Reforma Tributária, que terá impacto direto nos custos logísticos. Ela trouxe orientações sobre como adaptar as operações e minimizar riscos financeiros relacionados ao frete.
— Redução de custos com revisão da malha logística
No segundo dia de evento, Marcelo Ikaro, Head of Supply Chain da Peers, destacou que revisar a malha logística é essencial para melhorar a eficiência. Entre as estratégias para otimizar fluxos e reduzir custos, estão:
- Mapeamento da oferta e da demanda;
- Identificação de gargalos;
- Análises segmentadas de regiões em potencial;
- Uso de georreferenciamento, entre outras variáveis
— Gestão inteligente de embalagens
Trazer a embalagem de volta pode ser um desafio? Para a Tegma, que prioriza benefícios ambientais diretos, a resposta é “não”.
É preciso “conectar redes de fornecedores ao processo produtivo, com fluxo contínuo de suprimentos, planejamento logístico das rotas e realização dos fluxos inbound”, explicou Tiago Rafael Costa, Gerente Executivo de Operações Logísticas da empresa. A Tegma mostrou que é possível unir logística e sustentabilidade.
— Digitalização e tecnologia: chave para o sucesso
Escoar a produção gigantesca do agronegócio é o que move a Nitro. Flavio Fischer, Head de Logística, e Tâmissa Giufrida, Gerente de Projetos, mostraram como o agronegócio pode ser mais eficiente por meio da comunicação integrada no modelo end-to-end, garantindo que toda a produção flua sem interrupções.
O endereçamento é feito com geolocalização para as entregas em fazendas – menos acessíveis na comparação com as cidades. O monitoramento das cargas é muito importante para que os representantes técnicos de vendas possam fazer os testes dos produtos nas fazendas.
Mayara Caetano, Gerente de Projetos da Sylvamo, destacou o uso das Control Towers para monitorar operações logísticas de exportação em diversos lugares do mundo, em tempo real, revolucionando a gestão logística.
Por fim, Carlos Menchik, Diretor da Prolog, falou sobre como a inteligência artificial (IA) colabora para a inteligência dos processos. Ele trouxe uma perspectiva inovadora sobre novos modelos de IA que agilizam procedimentos-padrão da cadeia logística.
Outros 10 cases de sucesso da LogisCarga — um convite à excelência logística!
Empresas líderes de diversos setores mostraram como a inovação e a eficiência na cadeia logística podem transformar negócios. A seguir, você confere um panorama das soluções apresentadas na 15a Conferência LogisCarga.
1) Embraer: logística inbound
A gigante aeroespacial brasileira maximiza a eficiência conectando modais e gerenciando uma complexa cadeia de montagem. A integração de múltiplos fornecedores externos permite otimizar a produção e garantir entregas precisas em escala global.
2) Citrosuco: controle digital de riscos
Com um Centro de Controle de Risco Digital, a Citrosuco assegura eficiência operacional, minimizando riscos e custos. A empresa combina ferramentas digitais e gestão integrada para utilizar o transporte de forma otimizada e rentável.
3) Beiersdorf (Nivea): algoritmos e macrofluxos
A multinacional de cosméticos implementa controle preciso de agendamentos e gestão de diferentes modais. A visualização do status dos pedidos, aliada a algoritmos de formação de carga, acelera a distribuição e otimiza as operações de outbound.
4) CNH: inovação para exportação de máquinas
Em momentos de alta demanda, a CNH aproveita a TI como motor da eficiência. A empresa desenvolveu soluções locais que evoluíram para um modelo de inovação aberta, conectando tecnologia e estratégia para incrementar a performance na exportação.
5) Sonepar: sustentabilidade de ponta a ponta
A Sonepar lidera ações sustentáveis com portfólios verdes e produtos de baixo consumo energético. A empresa ainda realiza medições das emissões de carbono dos caminhões e otimiza os volumes de carga, destacando-se na logística ambientalmente consciente.
6) Bimbo: telemetria e treinamento
A Bimbo aposta em telemetria embarcada para monitorar motoristas e veículos, reduzindo riscos e otimizando custos operacionais. Treinamentos focados na segurança e no uso consciente de combustível garantem operações mais seguras e econômicas.
7) Daki: entregas no varejo online
Pulverização das entregas para garantir atendimento rápido e sem avarias dos produtos aos clientes online dos supermercados. A empresa trabalha com responsividade alta, abastecimento eficiente e confiável em larga escala, com hubs a poucos metros de distância de quem compra.
8) Cargill: treinamento de motoristas com o Safety Domme
A Cargill inova ao capacitar motoristas com vídeos interativos pelo WhatsApp, promovendo segurança, conectividade e visibilidade total em tempo real. O modelo inclui planos de contingência, assegurando conformidade e desempenho.
9) Rubaiyat: gestão de riscos e controle de origem
A Rubaiyat alia rastreamento e credibilidade de fornecedores e transportadores para evitar extravios. Com um processo de origem controlada, suas carnes nobres, como as da raça Brahmus, vêm majoritariamente da própria Fazenda Rubaiyat, em Dourados (MS), garantindo qualidade e confiabilidade.
10) Tenda Atacado: automação para reduzir custos
A automação dos processos de armazenagem trouxe ganhos significativos para o Tenda Atacado, reduzindo retrabalhos e custos logísticos. A empresa também prioriza a segurança dos trabalhadores e um controle eficiente de estoque para assegurar a integridade das mercadorias.
CICLO Academy: aguarde os próximos capítulos
A 15ª Conferência LogisCarga foi um marco para o setor de supply chain, proporcionando troca de conhecimentos e soluções práticas. Em breve, você poderá conferir uma análise detalhada desses cases e apresentações no nosso hub de conteúdo. Fique de olho!